As dicas deste post são básicas e servem para o planejamento de quartos de meninos, de adultos, etc. Mas vamos voltar bem o post para o nosso assunto principal no blog – quartos de meninas.

Então, vai montar o seu quarto ou o quarto da sua menina? Aí vão 5 pontos básicos a considerar no planejamento:

1. Quarto não é só lugar de dormir. Defina que atividades serão realizadas no quarto. Sua menina vai estudar nele? Vai brincar nele? Quando as amiguinhas vierem visitar, vão dormir no quarto?

É de muita importância que o quarto seja funcional. Então reúna todos os itens que ele precisa possuir: cama extra, baú para brinquedos, mesa de estudos, etc.

2. Após definir o que o quarto precisa possuir, avalie o tempo que você pretende que sua menina permaneça com ele sem modificar. As necessidades e rotina de meninas de 3, 7 e 12 anos são bem diferentes. É necessário saber escolher um modelo que agrade e se adapte a todas as idades.

3. Defina o layout. Procure separar bem as áreas onde a criança estudará, onde descansará e onde irá brincar. Desta forma ela conseguirá “setorizar” suas atividades e o quarto não corre o risco de virar aquela “zona”. Para definir o layout, escolha primeiramente onde ficará a cama, após os armários e assim segue. Faça um bom estudo para que o espaço de circulação fique confortável, para que o tempo passado no quarto seja agradável. Uma boa idéia é marcar com fitas o chão onde estarão os móveis, assim você terá uma noção mais real do tamanho dos móveis.

layout quarto menina

layout quarto menina

4. Dê muita atenção ao guarda-roupa. Meninas quanto mais crescem, mais roupas acumulam. Nem pela vontade de comprar, mas o fato é que o guarda-roupa feminino é muito mais vasto que o masculino. Há roupas e sapatos diferentes para cada ocasião, acessórios e outros apetrechos que precisamos armazenar. Um armário mal planejado pode se tornar uma bela dor de cabeça um tempo depois. Tente conseguir o máximo de espaço possível e pense bem nas divisões.

guarda roupa menina

5. Escolha uma cor ou um tema para decorar. Esta é, na minha opinião, a hora mais divertida do planejamento do quarto. Pense no que a menina gosta, com o que ela se identifica, quais cores agradam seus olhos. Mas leve sempre em consideração que este é um ambiente muito usado, então também não faça alguma decoração de cor muito forte ou cansativa. Este ponto do planejamento é onde entra o sonho em ação, é no quarto dela que sua menina vai ter seus sonhos de princesa, bailarina, hipista, etc. Vale investir, e não falo de dinheiro não, vale investir nas idéias! Com boas idéias conseguimos fazer coisas lindíssimas e que podem nem custar tanto assim. Criatividade na cabeça e mãos à obra!

decoração de quarto de menina

decoração de quarto de menina

 

decoração de quarto de menina

decoração de quarto de menina

decoração de quarto de menina